CONSUMIDOR CONCIENTE

quinta-feira, 17 de março de 2011

MAPAS CONCEITUAIS




Mapas conceituais ou mapas cognitivos são softwares utilizadas para esquematizar, organizar e representar o conhecimento. São representações das redes de significados que construimos cognitivamente, sendo mensuradas graficamente através de desenhos, setas, linhas e sinais semelhantes a diagramas, que direcionam relações entre diversos conceitos ligados por palavras ou imagens gráficas.

Este tipo de representação surgiu com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, compreende a aprendizagem como resultante da ancoragem de novos conceitos e proposições que se unem a estruturas cognitivas preexistentes. Na interação entre o novo conhecimento e o já existente, ambos se modificam. O processo é dinâmico à medida que o conhecimento vai sendo construído e consolidado.

O movimento de mapear conceitos é uma técnica muito perceptível e flexível, em razão disso pode ser utilizado em diversas situações e para diferentes finalidades, como técnica de planejamento, construção de um roteiro, estratégias de aprendizagem ou forma de avaliação.

Clique no link abaixo para fazer download do programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba atualizações do blog automaticamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner